DVD Nostalgia da luz

No deserto de Atacama, no Chile, a três mil metros de altitude, astrônomos tiram proveito da transparência do céu para explorar galáxias longínquas em busca de vida extraterreste. Paralelamente, aproveitando a secura do solo do local, que conserva intactos os restos de seres vivos, arqueólogos estudam múmias e outra relíquias pré-colombianas, e um grupo de mulheres procura os corpos de seus parentes desaparecidos durante o período da ditadura militar no país sob o regime de Pinochet.

“Como explicar que os ossos humanos são iguais a certos asteroides? Como explicar que o cálcio de nossos ossos é o mesmo cálcio encontrado nas estrelas?” – pergunta-se Patricio Guzmán. Como explicar que as estrelas recém-nascidas se formam com nossos próprios átomos depois que morremos? “Como explicar que no Chile, o principal centro astronômico do mundo, sessenta por cento dos assassinatos da ditadura ainda não foram esclarecidos? Como é possível que os astrônomos chilenos olhem para as estrelas que estão a milhões de anos luz no passado e que nas escolas não seja possível ler nos livros o que se passou no Chile há apenas 30 anos? Como explicar que um sem número de corpos enterrados pelos militares foram desenterrados e atirados no mar? Como explicar que o trabalho de uma mulher que busca com as próprias mãos no deserto é parecido com o trabalho de um astrônomo?”.

 

Título Original: Nostalgia de la Luz

Diretor: Patricio Guzmán
Ano: 2010
Duração: 90 min. aprox.
Idioma: Espanhol
Formato de tela: 16x9

Cor:  Colorido
Legenda: Português
Classificação indicativa: 12 anos
País: Chile, Espanha, França, Alemanha
Informações Adicionais / Extras: Livreto com textos de Patricio Guzmán e José Carlos Avellar;

Livreto Entreatos, de Jorge Bodanzky: anotações fotográficas das ruas e muros de Santiago pouco antes do golpe




Direção - Patricio Guzmán


Documentarista, Patricio Guzmán (Santiago, 1941) estudou na Escuela Oficial de Cinematografía de Madrid . Em 1973 filmou "A batalha do Chile", documentário de 5 horas sobre o fim do governo de Salvador Allende. Depois do golpe de estado, Guzmán foi ameaçado de fuzilamento e permaneceu preso por duas semanas no estádio nacional. Abandonou o país em novembro de 1973, vivendo em Cuba, Esp...Leia mais

Por: R$ 44,90 Indisponível