Claudia Andujar: no lugar do outro

"O catálogo é fruto de dois anos de pesquisa no arquivo da fotógrafa Claudia Andujar, dedicado ao período que se estende da chegada da fotógrafa em São Paulo, em 1955, até as primeiras viagens para a Amazônia, no começo dos anos 1970.

Dividido em quatro núcleos, este livro reúne as diferentes perspectivas a partir das quais a artista explorou a fotografia e o país durante os anos 1960 e 1970 (anterior ao envolvimento da fotógrafa com os índios Yanomami): a imersão antropológica, o fotojornalismo, as experimentações urbanas e o interesse pela natureza. Guiada por uma visão humanista, a fotógrafa aventurou-se em realidades que desconhecia e aproximou-se de grupos fechados e marginalizados, usando sua câmera para entender o outro e conhecer a si própria. Um deslocamento que também ocorreu no âmbito geográfico, quando foi obrigada a reconstruir a vida em um novo país.

Nesse período, Andujar desenvolveu em seu trabalho a combinação de mergulho antropológico, experimentação visual e engajamento político, que mais tarde sintetizou de forma brilhante entre os índios Yanomami, transformando a documentação e a proteção desse povo em missão de vida.

Com o tempo, a produção ligada aos índios se sobrepôs ao extenso trabalho dos anos anteriores. Ao resgatar a primeira parte de sua carreira, o livro ajuda a entender a amplitude e a complexidade da produção de uma das mais importantes fotógrafas brasileiras.
 




Fotógrafo - Claudia Andujar


Claudia Andujar nasceu na Suíça, em 1931, e em seguida mudou-se para Oradea, na fronteira entre a Romênia e a Hungria, onde vivia sua família paterna, de origem judia. Em 1944, com a perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial, fugiu com a mãe para a Suíça, e depois emigrou para os Estados Unidos, onde foi morar com um tio. Em Nova York, desenvolveu interesse pela pintura e t...Leia mais

Organizador - Thyago Nogueira


Especificações

Formato: 21 x 26 x 2 cm
Páginas: 256
Por: R$ 129,90 Comprar