Magnum - Contatos

Editado na Alemanha, na França, na Inglaterra e nos eua, o livro Magnum – Contatos, organizado por Kristen Lubben, curadora do International Center of Photography (icp) de Nova York, ganha edição brasileira do Instituto Moreira Salles. Festejado pela crítica internacional, a publicação conta com 139 folhas de contatos que integram suas 435 imagens e revelam como 69 profissionais de uma das mais importantes agências de fotografia do mundo captaram e editaram suas melhores imagens ao longo de 70 anos de história.

Muitos dos grandes nomes da fotografia estão incluídos, Henri-Cartier Bresson, Elliott Erwitt e Inge Morath, assim como representantes da última geração da Magnum, Jonas Bendiksen, Alessandra Sanguinetti e Alec Soth. Organizado cronologicamente (da década de 1930 a 2010), Magnum – Contatos reúne todos os formatos de filmes analógicos – padrão 35 mm, panorâmicos e de tamanho maior, tanto em preto e branco como em cores. São registros que acompanham a ascensão da imprensa ilustrada e a profissionalização do fotojornalismo, o apogeu das grandes revistas do século xx, passam pelas coberturas de guerra, pelos ensaios com celebridades, fotografia de moda, de rua e a documentação social-humorística. O livro também traz a público credenciais de imprensa, cadernos de notas e páginas de publicações da época das fotos, inclusive das revistas Life e Picture Post. Acompanhando todo esse material, há também textos escritos pelos próprios fotógrafos e por especialistas.

As folhas de contato foram, por muito tempo, parte inevitável do processo fotográfico, servindo como ferramenta de edição, índice para arquivos de negativos e, principalmente, ofereciam ao fotógrafo a primeira visão do que foi capturado no filme. Nos últimos anos, a fotografia digital tornou a folha de contato cada vez mais obsoleta. Magnum – Contatos não só elogia essa ferramenta, enaltecendo sua importância no processo fotográfico, como expõe os métodos criativos e as estratégias que embasaram algumas das imagens mais icônicas que o mundo já viu: os desembarques na Normandia, em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, por Robert Capa; os distúrbios em Paris em maio de 1968, por Bruno Barbey; os retratos de Che Guevara, por René Burri; Malcom x, um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos eua, por Eve Arnold etc. 

 



Especificações

Formato: 34,2 x 28
Páginas: 507
Por: R$ 190,00 Indisponível
Avise-me quando disponível