Paisagem Moral: Marcel Gautherot

Com poema escrito especialmente pelo poeta Francisco Alvim, o livro reúne 44 fotografias dos 12 profetas esculpidos por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que se encontram no adro do santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (mg). As estátuas, feitas entre 1795 e 1805, são um dos pontos altos do período barroco.

Foi para registrar a importância desse monumento que, em 1950, o Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional incumbiu Marcel Gautherot, fotógrafo francês radicado no Brasil desde 1940, de fazer essas imagens. Seu olhar refinado, de mestre na relação entre fotografia e arquitetura, foi muito além do registro burocrático. Gautherot consegue captar, além da elegância das linhas construtivas do santuário e da excelência técnica do trabalho escultórico, a dimensão espiritual que inspirou o trabalho de Aleijadinho. Todas as fotos pertencem ao acervo fotográfico do Instituto Moreira Salles.

Os versos de Francisco Alvim, além de uma bela reflexão poética sobre o monumento e seu significado na história e na alma do povo mineiro, terminam com a descrição de um evento promovido no adro do santuário por seu cunhado, o cineasta Joaquim Pedro de Andrade, autor de clássicos do cinema brasileiro, como O padre e a moça e Macunaíma.

O livro traz ainda um segundo texto, da historiadora Iris Kantor, que recupera para o leitor contemporâneo os significados históricos dos cultos celebrados no santuário. Ela também relata o processo de construção do monumento, erguido em várias etapas, entre os séculos xviii e xix.




Autor - Francisco Alvim


Francisco Soares Alvim Neto, ou Chico Alvim (Araxá, mg, 1938), é poeta e diplomata brasileiro. Estreou em 1968 com o livro de poemas O sol dos cegos. Entre 1969 e 1971, viveu em Paris. Em 1978, publicou Dia sim, dia não, com Eudoro Augusto, e, em 1981, Festa e lago, montanha. Em 1981, a editora Brasiliense reuniu seus livros em Passatempo e outros poemas, com o qual ganhou o prêmio Jabuti. Em 1988, lançou Poesia reunida, que lhe rendeu outro prêmio ...Leia mais

Autor - Iris Kantor


ris Kantor é professora do Departamento de História da fflch/usp, tendo publicado o livro Esquecidos e renascidos: historiografia acadêmica luso-americana (Salvador/São Paulo: Centro de Estudos Baianos da ufba/Hucitec, 2004).


Fotógrafo - Marcel Gautherot


Marcel Gautherot (Paris, 1910-Rio de Janeiro, 1996) estudou na Escola Nacional de Artes Decorativas e trabalhou alguns anos como arquiteto de interiores e projetista de móveis. Em 1936, ingressou no Museu do Homem, no qual desenvolveu seus conhecimentos técnicos de fotografia. Em 1939, viajou pela primeira vez ao Brasil, para uma expedição que começaria na Amazônia e terminaria no carnaval do Rio de Janeiro; a viagem foi interrompida no início de ...Leia mais

Especificações

Formato: 15 x 20cm
Páginas: 104
Por: R$ 39,00 Comprar